CALENDÁRIO

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

OPINIÃO DO LEITOR


VALE A PENA GASTAR COM CONSTRUÇÃO DE CICLOVIAS?

R.M., morador do Bairro Esplanada e leitor deste blog, enviou-nos este texto sobre o tema Ciclovias:

Não quero ser tachado de “espírito de porco”, mas queiram perdoar-me aqueles que vêem vantagem em gastar dinheiro com ciclovias e incentivar as pessoas a irem ao trabalho de bicicleta.

As ciclovias, principalmente na nossa Capital, tem servido mais para enfeite e estreitar as ruas, piorando o trânsito, cada vez mais caótico.

Trocadilho à parte, falar mal de ciclovias pode equivaler a andar na contramão do politicamente correto, pois a bicicleta não polui e ajuda seu condutor a queimar calorias. Nada melhor para a saúde! Certo?  

Em países nos quais as leis de trânsito são respeitadas, sim. Errado, falando de Belo Horizonte, cidade em que bicicletas mesmo é que não são vistas nas suas ciclovias, pois são poucos os ciclistas que se aventuram a enfrentar a fúria de nosso trânsito louco, a topografia irregular e o clima cada vez mais quente.

O respeito ao ciclista no Brasil é mínimo, não se leva em consideração a enorme fragilidade que seu veículo representa diante de uma motocicleta, para não dizer diante de um automóvel, uma van ou um ônibus.

Num país em que as mortes causadas “sem intenção de matar” são punidas com brandura, em que dirigir sob o efeito de álcool não é considerado crime gravíssimo (gravíssimo, na legítima acepção da palavra), não vale a pena pedalar em ruas esburacadas, subir morros, molhar-se de suor e chegar a um local de trabalho já cansado, que não dispõe de vestiário nem de um bicicletário. Isto é, se o ciclista não sofrer um assalto antes e ficar sem a sua bicicleta.

O que nossa cidade precisa para evitar os automóveis?  Várias linhas de metrô eficientes, em que não se gasta suor, não se perde tempo nem se arrisca a pele.

As fotos que se seguem dispensam legendas, pois falam por si:








Contato com este blog: assoccomunitbesplanada@gmail.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.