CALENDÁRIO

domingo, 2 de fevereiro de 2014

CRÔNICA


VIOLÊNCIA É CALAMIDADE PÚBLICA!
--- Guilherme Cardoso*




Se muita chuva, desmoronamentos, alagamentos e algumas mortes são motivos de Calamidade Pública, por que muitos assaltos, roubos, sequestros, ônibus incendiados, explosões de caixas eletrônicos e assassinatos, todos fora de controle não são considerados também Calamidade Pública?

Vamos lá, prefeitos de Belo Horizonte e demais cidades mineiras fazer uso do direito de decretar situação de Calamidade Pública em suas cidades, tendo em vista a escalada da violência.

Conforme o Artigo 136 da Constituição Brasileira, Calamidade Pública é conceituada como “Infortúnio, desgraça, desastre resultante da ação humana ou de fato da natureza e que produz consequências negativas para uma sociedade”. No caso da Violência que toma conta das nossas cidades, quem causa infortúnio e desgraça a sociedade é a ação humana, no caso os bandidos, os marginais de toda espécie e idades, que assaltam, roubam e matam a todo momento, sem piedade.

As polícias já demonstraram serem incapazes de impedir esta onda de crimes e dar a mínima segurança às pessoas, tanto nas ruas, no trabalho e em suas casas. E a segurança ou a falta dela já virou uma paranoia nos brasileiros e está causando consequências negativas na sociedade.

Precisa mais para um pedido de Calamidade Pública em cada cidade por causa da Violência?

Vamos debater o assunto?

*Gulherme Cadoso é jornalista e escritor (o autor morou na Região Leste na sua juventude).


Contato com este blog: assoccomunitbesplanada@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.