CALENDÁRIO

quarta-feira, 26 de março de 2014

NOSSA REDE DE VIZINHOS NÃO ATUA APENAS NA PREVENÇÃO CONTRA LADRÕES


VÁRIAS RUAS DO BAIRRO ESPLANADA FICARAM SEM ENERGIA ELÉTRICA ONTEM À NOITE


Segurança pública é um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos.  

Uma Rede de Vizinhos não é formada por pessoas que cuidam da segurança pública como se fossem policiais. Também não se trata de uma organização na qual pessoas irão se reunir para identificar traficantes e outros criminosos e dedurá-los para a polícia.

O principal objetivo de uma Rede de Vizinhos é a prevenção de qualquer tipo de risco, e para prevenir é preciso identificar problemas e controlar fatores de risco de múltiplas origens.

Um buraco no passeio, uma árvore que ameaça desabar, um cruzamento perigoso que pode provocar acidentes de trânsito também são objetos de vigilância de uma Rede de Vizinhos. É claro que indivíduos em atitude suspeita estão na primeira linha de observação dos integrantes de uma R.V.

Seus integrantes devem agir em conjunto, seguindo o lema “um por todos, todos por um”.

Ontem os moradores da Rua Cravinas (Laço Cérbero), que já evitaram vários arrombamentos no seu quarteirão, deram um verdadeiro show de solidariedade e preocupação com a segurança de seus semelhantes.

De repente , não se sabe como (pois não ventava nem ameaçava chover), um fio de alta tensão (13.800 volts) rompeu-se e caiu sobre a calçada por volta de 18 horas.

Os moradores se mobilizaram, avisaram a CEMIG, chamaram a PM e o Corpo de Bombeiros para que alguém isolasse o local, pois o risco de morte de um transeunte era iminente.

O Corpo de Bombeiros jogou a responsabilidade para a CEMIG, a PM jogou a responsabilidade para o Corpo de Bombeiros e a CEMIG só apareceu no local duas horas depois. Mesmo sabendo que se tratava de um caso que envolvia a distribuição primária, foi enviada ao local uma camionetezinha com capacidade para atender somente os casos da distribuição secundária, e o pessoal enviado ficou aguardando um veículo maior.

Esse reforço somente chegou por volta de 22 horas (seis horas depois do rompimento do cabo).

Voltando ao show de solidariedade dos vizinhos, uma moradora (Janaína, que aparece na foto segurando uma criança), ficou de plantão na porta, alertando as pessoas que passavam pelo local. Ela improvisou um cavalete com uma cadeira velha e um pedaço de fita de segurança zebrada.  Outros parentes seus também ficaram atentos à questão do trânsito de veículos e de pessoas.

Outro morador daquela rua (Sr.  Júpiter) também ajudou a evitar acidentes: deixou de comparecer à faculdade em que estuda, estacionou seu automóvel em posição estratégica, e, com os faróis acesos, iluminou o local até a chegada do primeiro veículo da CEMIG.

Na foto abaixo, a seta assinala o cabo de alta tensão solto:

 [Clique na imagem para aumentá-la]



Contato com este blog: assoccomunitbesplanada@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.