CALENDÁRIO

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

COM A PALAVRA UMA LEITORA DESTE BLOG


A. L., Moradora da Rua Tulipa, vizinha da Escola 

Estadual Geraldina Soares, diz:


Como especialista em educação juvenil, considerando a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento, tenho uma visão diferente do que expõe Bruno T. sobre essa questão, pois entendo que a escola não pode omitir-se, a direção não pode simplesmente mandar fechar a porta na cara dos alunos, deixá-los do lado de fora e cruzar os braços. Isto pode significar a colocação dos jovens em situação de risco.

Se acontecer algo ruim com um aluno desses nas proximidades da escola durante o horário de aula é provável que o Ministério Público atribua culpa ao estabelecimento com base no artigo 4.º da Lei n.° 8.069. Pelo menos é assim que as coisas funcionam no Paraná.

Desta maneira, a primeira providência será descobrir a causa dos atrasos. Caso seja detectado que o aluno more muito longe e não exista transporte escolar para que ele chegue no horário, deve-se chamar os pais para analisar a possibilidade de uma transferência para uma escola mais próxima da casa desse aluno.

Caso isso não seja possível, o aluno entrará na sala de aula seguindo as normas constantes no Regimento Escolar.

Para o Ministério Público não importa se ele chegou atrasado, porque tem o direito de estar na Escola, então as regras devem estar bem claras no Regimento: qual o horário limite de tolerância para a 1ª aula, quantas vezes será tolerado o atrasos para a primeira aula, que tipo de justificativas serão aceitas por escrito (com a assinatura dos pais) em que caso serão chamados os pais, etc.

Se a causa dos atrasos for por motivos banais, do tipo: “eu não consigo acordar cedo”, procurar mudar o aluno de turno. Caso isso não seja possível, procurar conversar com os pais para se chegar a uma solução, sendo o aluno sujeito às sanções disciplinares constantes no Regimento escolar.

Se isso tudo não resolver, contatar o Conselho Tutelar para que ele forneça orientações mais precisas.

Contato com este blog: assoccomunitbesplanada@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.